Grana, dinheiro, money, faz-me-rir... E aí, você vive sem?
- De David Filho, Por Qusi Alqarqaz*
- 26 de mar. de 2017
- 3 min de leitura

"Com o aumento do número de aplicativos de pagamento móvel, incluindo Apple Pay e PayPal, bem como o surgimento da moeda digital..."
Quando visitei a Austin, Texas, este ano, passei por um morador de rua que me disse que para aqueles que não têm dinheiro para doar, ele aceita cartões de crédito. Ele havia ligado um leitor quadrado de cartões em seu smartphone, permitindo-lhe receber doações. Tenho que admitir, embora eu estava hesitante em usar o meu cartão para doar dinheiro a ele, eu decidi fazê-lo de qualquer maneira.Ao redor do mundo, ouro e prata, mercadorias e serviços, animais, e — em Yap, uma ilha no Pacífico a oeste das Filipinas — pedras, estão sendo usados como moeda. No entanto, como sistemas de pagamento em dinheiro-livre se tornam mais comuns, quais são os benefícios que ganhamos ao continuar a usar o dinheiro tradicional, se for o caso?
TEMPOS ATRÁS...
Com o aumento do número de aplicativos de pagamento móvel, incluindo Apple Pay e PayPal, bem como o surgimento da moeda digital, como o BitCoin, parece fazer sentido usarmos esses sistemas de pagamento. Eles são mais convenientes e as suas transações são muito mais rápidas. E esses sistemas eliminam a necessidade de transportar dinheiro, que é fácil de perder ou ser roubado. Dinheiro também custa dinheiro, quando temos que pagar taxas de transação e desperdiça nosso tempo quando estamos sem a moeda impressa e temos que localizar um caixa automático.Também não é divertido para proprietários de pequenas empresas. Um grande amigo meu diz que leva cerca de cinco horas por semana para gerir o dinheiro em sua cafeteria, porque ele tem que coincidir as vendas registradas com a quantidade de dinheiro existente em caixa e então descobrir o que deu errado quando o saldo é menor que as vendas computadas. Ele também usa câmeras de segurança para verificar se os funcionários estão roubando e outra no escritório para proteger o cofre. Depositar dinheiro no banco também exige o preenchimento de formulários, que é tedioso quando cada venda em média é de menos de US $5. Tem medo cada vez que ele vai ao banco, carregando um grande saco de dinheiro, o que é totalmente simples.Ele está ansioso para entrar na era dos sistemas de pagamento em dinheiro livre. Claro que estes sistemas vêm com novas preocupações como, ladrões virtuais (hackers), falhas técnicas e funcionamento incompleto — que pode levar a perder de clientes e vendas.Mas por outro lado, tais sistemas têm potencial para oferecer segurança adicional. Carteiras digitais, como Apple pagar, exigem uma impressão digital para acessar — o que é difícil para os outros a duplicar. MasterCard e outras empresas de cartão de crédito estão indo um passo adiante, usando aplicativos móveis para fazer a varredura de retina do comprador antes do pagamento é aprovado. Visto está trabalhando na implementação da tecnologia de reconhecimento de voz para verificar a identidade do titular do cartão. E Amazônia recentemente aplicado para uma patente dos E.U. para "autenticação selfie," exigir que seus clientes tirar uma foto de si mesmos, cada vez logar. Este método tem mostrado para ser mais segura que senhas.Até mesmo Abba, grupo sueco de pop que lançou o single de 1976 "Dinheiro, dinheiro, dinheiro," já não aceita dinheiro em seu museu, em Estocolmo. Björn Ulvaeus, que compusera a canção, disse The New York Times : "Não queremos ser atrás dos tempos tomando dinheiro enquanto dinheiro está morrendo para fora." Você estará para trás os tempos e continuar a usar o dinheiro, ou dá as boas vindas a idade dinheiro livre de braços abertos?
Comments